top of page

Centro de Atividades Ocupacionais (CAO)

No Centro de Atividades Ocupacionais, são apoiadas pessoas portadoras de deficiência profunda e grave, através dos seguintes serviços:
 

Atividades Socialmente Úteis

Atividades promotoras da valorização pessoal, da promoção da autonomia e da transição para programas de integração sócio-profissional sempre que possível (limpeza auto, tratamento de roupas, culinária, jardinagem e horticultura).
 

Atividades Estritamente Ocupacionais

Atividades que visam manter a pessoa ativa, promovendo o seu equilíbrio, realização pessoal e bem estar (Tecelagem, Costura, Olaria e Pintura Cerâmica, Carpintaria e Montagens).

Atividades de Desenvolvimento Pessoal e

Social

Atividades que visam promover competências de relacionamento interpessoal, a autodeterminação e autonomia, a cidadania e a participação social (atividades académico-funcionais, atividades de recreação e lazer, natação, educação física e programas de desenvolvimento de competências sociais e de desenvolvimento afetivo-sexual).

Atividades Lúdico Terapêuticas

Atividades promotoras da ativação físico-funcional e sensorial, do bem-estar físico e psíquico (fisioterapia, hidroterapia, terapia da fala, acompanhamento psicológico, psicomotricidade, expressão corporal e estimulação multissensorial).

Tecnologias de Informação e Comunicação

Orientação

Profissional e Acompanhamento à Integração Socioprofissional

Acompanhamento Psicossocial

Centro de Recursos de Apoio à Inclusão (CRI) 

Procurando dar resposta às solicitações e transformações da comunidade educativa, iniciámos em 1995, através do projeto "Escola Aberta", um processo de articulação com outras estruturas de ensino. O CRI tem principal objetivo apoiar a inclusão de crianças e jovens com necessidades educativas especiais que frequentam escolas do ensino regular, através da facilitação do acesso à formação, ao lazer e a respostas terapêuticas especializadas. Numa perspetiva de prestação de serviços complementares aos oferecidos pelas escolas de ensino publico, o CRI desenvolve a sua atividade em estreita articulação com os Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Estarreja e Murtosa.
Neste âmbito a CERCIESTA desenvolve as seguintes ações:
. Apoio técnico à referenciação e avaliação das crianças e jovens com necessidades educativas especiais;
. Apoio à elaboração, implementação e monitorização de
programas educativos individuais;
. Fisioterapia e hidroterapia;
. Acompanhamento psicológico;
. Atividades de Ocupação de tempos Livres em período de férias;
. Desenvolvimento de ações de apoio à família, designadamente a famílias de etnia cigana;
. Apoio à transição para a vida pós-escolar, possibilitando a frequência bissemanal de atividades nas oficinas de carpintaria, pintura, tecelagem e costura e através do acompanhamento à integração socioprofissional;
. Sensibilização da comunidade educativa para a inclusão de pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente através de ações de formação e programação de atividades sócio-recreativas e culturais;
. Apoio, ao nível de transportes e alimentação, a alunos dos Agrupamentos que frequentam as oficinas da Cerciesta e a hidroterapia na Piscina Municipal.

bottom of page